RIO DE JANEIRO/RJ

 


DADOS DA INICIATIVA LOCAL
 

Sócia-educadora:

Felícia de Moraes Soares

Assessora:

Maria América Pires 

Promoção/Apoio Local:

- Fórum Feminista do RJ.

- CEDIM (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher)

- IPAS/Brasil 

Participantes:

- Serviços públicos de atendimento às mulheres nas regiões metropolitanas do estado, incluindo centros de referência, núcleos de atendimento, serviços policiais e de denúncia por telefone, serviços de saúde, jurídicos e psicológicos.

- Instituições públicas que prestam atendimento às mulheres nas áreas do trabalho e qualificação.

- ONGs que trabalham com mulheres.

- Usuárias dos serviços.

 

 

 

 

 

ATIVIDADES REALIZADAS

PÚBLICO DIRETO

PÚBLICO INDIRETO

RESULTADOS ALCANÇADOS

INDICADORES UTILIZADOS

1. Encontro/Oficina 

Data: 04/12/2004

Local: Clube dos Oficiais

Tema: Formação e Fortalecimento de Redes de Serviços Locais/Regionais para Mulheres em Situação de Violência.

Palestrantes: Felícia de Moraes Soares, Maria América Pires, Elizabeth Frota (Fórum Feminista do Rio de Janeiro), Maria Rita Taulois e Cecília Teixeira Soares (CEDIM), e Rosana Alcântara (ONG Advocaci).

Metodologia: participativa e interativa, com troca de informações, introdução ao conceito e elaboração de estratégias, painéis informativos espalhados pela sala, mural sobre a “Campanha dos 16 diasde ativismo pelo fim da violência contra a mulehr” (Agende), histórico sobre as conquistas do movimento de mulheres, apresentação das decisões da I Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres (na área da violência: prevenção, políticas públicas, assistência e legislação) e os desafios por se configurar como um espaço de diálogo entre o Poder Público e a sociedade civil; análise do panorama da violência de gênero e dos serviços públicos existentes no Estado; roda de debate; trabalhos em grupos (Os círculos de Atuação); roda de encerramento (panorama sobre as conquistas no plano legislativo).

 

1. = 73 

(sendo 45 lideranças e 28 usuárias de serviços)

 

1. = 292

 

1. Encontro/ Oficina 

- Amplo interesse dos atores principais e secundários, para aprofundar a temática e implementar a rede de serviços local para enfrentar a violência contra a mulher.

 

- Apronfundamento teórico sobre a temática e maior qualificação. 

 

- Conscientização sobre a realidade dramática da questão, bem como da importância de se implementar uma rede de serviços, com comprometimento para tal. 

 

- Formação de redes de comunicação (uma por região e uma de usuárias de serviços).

 

- Eleição espontânea de pólos dinamizadores e multiplicadores do projeto.

 

- Usuárias trabalhando como voluntárias nos serviços de atendimento, como promotoras sociais.

1.  

- número de participantes. 

 

- interesse pelo material apresentado e distribuído.

 

- projeção das atividades para os anos 2005/2006. 

 

- Compromisso assumido e já iniciado.

 

- Idem

  

- Idem

         

2. Folder/Convite

Elaboração e distribuição de folder/convite, visando atingir ao maior número possível de atores principais e secundários, distribuídos via correio, e-mail e pessoalmente em eventos e cursos.

2 = 1.200

 

2. = 4.800

 

2. Folder/Convite

- Divulgação e sensibilização do mais amplo e variado número de atores.

2.

- Diversidade de atores participantes.

         

3. Folder/Encarte Divulgação Serviços

Elaboração e distribuição de folder/encarte com os serviços existentes no Estado.

3. = 150

 

3. = 450

 

3. Folder/Encarte Divulg. Serviços

- Sensibilização de entidades específicas.

3.

- Retorno recebido através de inscrições.

         

4. Mídia – divulgação

A iniciativa foi divulgada no programa de rádio Fala Mulher (Cemina), com entrevista de Felícia de Morais Soares, e na Revista Eletrônica do IPAS/Brasil.

4. = 150.000

 

4. = 600.000

 

4. Mídia – divulgação

- Ampla sensibilização de público segmentado, através da incidência em meios de comunicação alternativos.

 

Avanço do Programa Educomunicação da Rede Mulher, com a experiência prática da inter-relação entre educação e comunicação, fundamental na Era da Informação.

4.

- número de ouvintes e tiragem da revista.

  

- Incorporação da mídia no planejamento das atividades.

 

         

5. Sistematização Final

Relatório de Atividades/Resultados e Relatório Financeiro.

5. = 02

5. = 08

5. Sistematização Final 

- Democratização da gestão

- Transparência

- Elevação da capacidade de gestão administrativo-financeira.

- Avanço no Programa de Empoderamento Institucional.

5.  

- reuniões conjuntas.

- nível da apresentação do relatório de atividades e financeiro.

 

Belo Horizonte/MG

Cuiabá/MT

Fazenda Rio Grande/PR

Foz do Iguaçú/PR Paranoá/Plano Piloto DF
São Leopoldo/RS São Paulo/SP (Zona Leste) São Paulo/SP (Zona Sul) Sumaré/SP Toledo/PR