Agentes de revestimento: alimentos para protegê-los
O esmalte é uma técnica culinária que é amplamente utilizado no cozimento, assim como em peixes e carnes, além de legumes e verduras. Na indústria de alimentos, é utlizan agentes de revestimento, como o esmalte, para melhorar o aspecto. Isso lhe otroga ao produto uma superfície brilhante e o conserva por mais tempo. É por isso que no dia de hoje, vamos lhe ensinar sobre os agentes de revestimento, e como protegem os alimentos.
Eis uma pequena parte sobre os aditivos, como são os Agentes de revestimento. Mas, se você quiser saber mais visite:
Aditivos em alimentos: definição, classificação, função, usos e toxicidade
O conteúdo deste artigo
O que são os agentes de revestimento?
Os agentes de revestimento são um tipo de aditivos alimentares que são aplicados na superfície externa de um alimento. Têm o objetivo de proporcionar um aspecto brilhante e cobrir os alimentos com uma camada protetora, conservante e atraente.
Função e propriedades dos agentes de confeiteiro
Os agentes de revestimento são aditivos alimentares comestíveis que envolvem o produto, criando uma barreira semipermeável a gases, oxigênio e dióxido de carbono, além do vapor de água.
Quando os alimentos são cobertos por películas comestíveis, cria uma atmosfera modificada, em seu interior, o que reduz a velocidade de respiração e previne o envelhecimento do produto. Esta barreira atrasa a perda de vapor de água, especialmente de produtos hortofrutícolas.
Mejoran as propriedades mecânicas, e colaboram na manutenção da integridade estrutural do produto. Retém compostos voláteis que lhe são próprios e impedem que de seu interior saem alguns componentes como gorduras.
Para saber másEstos revestimentos em alimentos, podem ser úteis para incluir outros aditivos alimentares como agentes antimicrobianos e antioxidantes.Ingredientes utilizados como revestimentos comestíveis
Em geral, os revestimentos comestíveis são formados por compostos orgânicos , como ceras naturais, polissacarídeos e proteínas. Alguns destes são:
- Proteínas: Entre os que se encontram o glúten de trigo, proteína de leite, colágeno, gelatina e zeína.
- Polissacarídeos ou tipo de açúcares: Quitosana, amido, alginato, carragena e pectina.
- Lipídios: Ácidos graxos, ceras e acilgliceroles.
- Misturas: Compostos por substâncias lipídicas e hidrocolóides. Os lípidos são os agentes de revestimento que melhores resultados têm na manutenção de frutas pós-colheita. Têm a capacidade de reduzir a respiração, desidratação e melhoram a aparência e o brilho dos frutos. A única desvantagem é a sua fragilidade e friabilidade, pelo que se devem aplicar em combinação com um composto não lipídico que dá mais consistência e estabilidade.
Entre outros produtos naturais ensaiados como aditivos de revestimento em frutas cítricas e frutas com caroço, destacam-se a borracha feijão, a engenharia, a cera de abelhas e diversos derivados da celulose.
Substâncias utilizadas como agentes de confeiteiro
As substâncias que são utilizadas para glaze os alimentos são os seguintes:
Goma-arábica ou de acácia (E-414)
É usado tanto como agente de esmalte como estabilizante, suporte para outros aditivos e espessante. É um produto natural obtido a partir da goma de acácia. O uso exagerado pode causar alergias e má absorção de alguns minerais presentes nos alimentos.
Cera de abelhas (E-901)
Esta cera natural tem utilidade como agente de revestimento, agente antiaglomerante e suporte para aditivos. É usado em produtos de confeitaria, doces, grãos de café e para tratar a pele de algumas frutas e frutas cítricas. Seu consumo é considerado sem riscos para a saúde.
Cera de carnaúba (E-903)
Esta substância é obtida a partir de uma palmeira do Brasil. É usado como agente de revestimento e agente antiaglomerante. Sua utilização é considerada inofensiva e só foram registradas a partir de reações alérgicas.
A cera de carnaúba, é usado em produtos alimentares como chicletes e conservados.Goma-laca, branqueada (E-904)
É uma cera resinosa que se emprega na cobertura de bolos e, no exterior, de frutas cítricas. Apesar de que é considerado inofensivo, o seu abuso pode estar relacionado com problemas digestivos e alergias, em pessoas sensibilizadas.
Farinha de konjac (E-425)
A farinha de konjac é utilizada em conservas vegetais, compotas, geléias, sorvetes, produtos de emagrecimento e dieta. Seu uso excessivo está relacionado com quadros de diarreia.
Sem dúvida alguma, a utilidade destes aditivos, não se coloca em dúvida. Acima de tudo, salta à vista o aspecto brilhante e tentador que lhe confere a determinados alimentos, de produtos de pastelaria.
tabela de conteudo
You may also like
Categorias
Posts recentes
- Guia para comprar roupas infantis baratas online
- Explorando o universo do gambling com a Gmbet
- Alimentos para combater a gordura abdominal
- Remédios para a Insônia
- 12 Passos para se Livrar da Celulite nas Pernas E Glúteos
- Margarita de chocolate congelada – Uma receita muito incrível
- Como se tornar um modelo de moda
- Jejuar ou não jejuar
- Versículos da bíblia sobre o amor de Deus
- Emagrecimento sem esforço: 12 Alimentos para queimar gordura sem perceber
- Tudo sobre a dieta volumétrica para emagrecer
- Algas: satisfação, desintoxicação e mais Conheça todos os seus benefícios!
- Alimentos que trazem benefícios para a pele
- Comprimidos Masculinos ExtenZe
- Como fazer você parar de pensar sobre o consumo de álcool?
Deixe um comentário