Aumentar o volume dos alimentos, sem alterá-los
Nos últimos anos, tem crescido o interesse da população por alimentos com menor quantidade de aditivos alimentares incorporados, assim como de guloseimas saudáveis para diabéticos. Também se exigem alimentos que são baixos em calorias para aqueles que realizam uma restrição de calorias em sua dieta. Daí que surgan os agentes de carga para atingir esse objetivo os alimentos.
Estes fatores, representam um desafio para as empresas elaboradoras de alimentos e bebidas. A inovação e a investigação para novos aditivos alimentares torna-se um aspecto prioritário e fundamental para as empresas. Todos querem estar na vanguarda do desenvolvimento tecnológico e marcar uma diferença com relação a sua concorrência.
Eis uma pequena parte sobre os aditivos, mas, se você quiser saber mais visite:
Aditivos em alimentos: definição, classificação, função, usos e toxicidade
O conteúdo deste artigo
A sacarose para dar sabor
As substâncias que são usadas para aumentar o volume e dar as características de sabor e textura, em produtos doces, é a sacarose ou açúcar de mesa. No entanto, esta substância tem sido demonizada e sindicada há algum tempo como um potencial carcinogênico.
Portanto, dadas as atuais tendências para a obtenção de produtos livres de açúcar, faz-se necessária a utilização de substitutos de qualidade e semelhante sensação gustativa, que sejam seguros e não encarezcan os custos finais de produção. Entre estes substitutos existem muitas diferenças que têm que ver com o seu valor calórico, absorção, efeitos no corpo humano e aspectos tecnológicos.
A sacarose contribui para o sabor doce dos alimentos, que se percebe em produtos como o chocolate. Também influencia a estrutura e as suas variadas características físico-químicas, motivo pelo qual é responsável pelas características sensoriais principais como a textura cremosa e aveludada.
Interessa-lhe saber:Ao realizar uma substituição da sacarose na formulação do chocolate, são utilizados adoçantes alternativos. Em conjunto com aditivos denominados agentes de carga, proporcionam uma ampliação dos atributos sensoriais proporcionados pela sacarose.O que são os agentes de carga e para que são utilizados?
São os aditivos alimentares encarregados de aumentar o volume de um alimento, mas sem contribuir de forma significativa o seu valor energético. Ou seja, conferem aos alimentos características de volume e textura, acompanhando adoçantes de baixas calorias.
Classificação dos agentes de carga
De acordo com a sua origem, classificam-se em naturais e artificiais ou de origem química. Em muitos aditivos, a sua origem pode ser tanto natural ou ser sintetizado em laboratório. A partir do momento em que são adicionados os reagentes específicos, tornam-se produtos químicos ou sintéticos. Dentro destas substâncias de origem natural, encontram-se as fibras, enquanto que os agentes de carga sintéticos, estão os polímeros de hidratos de carbono.
Os mais utilizados em alimentos
Alguns dos agentes mais comuns na indústria de alimentos são:
Polidextrosa (E-1200)
A polidextrosa é um composto sintético de sabor doce, que é obtido a partir da dextrose ou glicose. Este carboidrato é necessário para todas as funções celulares vitais dos organismos vivos.
É considerada uma fibra solúvel não viscosa. A fibra solúvel tem sido associado com efeitos benéficos a nível orgânico, como no aumento da saciedade e controle da resposta glicêmica, que colaboram na redução do peso corporal.
Na atualidade, a polidextrosa encontra-se em bebidas e alimentos baixos em calorias. É útil para dar corpo, volume e palatabilidade ou seja, ser agradável ao paladar dos alimentos e bebidas. Permite reduzir o teor total de açúcar e gorduras, reduzindo o teor calórico. Assim, as propriedades organolépticas do produto não são afectadas.
É utilizado para a elaboração de chocolates sem açúcar e bebidas light. Além disso, cumpre funções de espessante, adoçante sintético, hidratante e base de ligação para aditivos.Consumir polidextrosa em altas doses pode levar a distúrbios gastrointestinais. Entre estes encontram-se aflatulência e diarreia, mas é considerado inofensivo em doses habituais de consumo humano.
Erythritol (E-968)
Emprega-Se como agente de carga de estévia (E-960), porque os adoçantes feitos com este trecho apenas levam até 3% aproximado de stevia rebaudiana. O resto você completa com erythritol, pois seu efeito adoçante é muito poderoso. O erythritol é cerca de 300 vezes mais doce que o açúcar.
É usado em chocolates, chicletes, refrigerantes, sorvetes e produtos para diabéticos. Em grandes doses, pode ter um ligeiro efeito laxante, mas é considerado inofensivo ou inócuo para o seu uso.
Finalmente, a fim de informar ao público consumidor, a indústria alimentícia utiliza as etiquetas com toda a informação nutricional dos alimentos em questão.tabela de conteudo
You may also like
Categorias
Posts recentes
- Guia para comprar roupas infantis baratas online
- Explorando o universo do gambling com a Gmbet
- Alimentos para combater a gordura abdominal
- Remédios para a Insônia
- 12 Passos para se Livrar da Celulite nas Pernas E Glúteos
- Margarita de chocolate congelada – Uma receita muito incrível
- Como se tornar um modelo de moda
- Jejuar ou não jejuar
- Versículos da bíblia sobre o amor de Deus
- Emagrecimento sem esforço: 12 Alimentos para queimar gordura sem perceber
- Tudo sobre a dieta volumétrica para emagrecer
- Algas: satisfação, desintoxicação e mais Conheça todos os seus benefícios!
- Alimentos que trazem benefícios para a pele
- Comprimidos Masculinos ExtenZe
- Como fazer você parar de pensar sobre o consumo de álcool?
Deixe um comentário