Substâncias que não alteram a função dos alimentos
Os suportes de aditivosalimentares podem soar compostos com pouca relevância, mas a seguir, veremos que esses produtos são fundamentais para facilitar a incorporação de outras substâncias e otimizar a cadeia produtiva de alimentos.
Nesta entrada, você aprenderá uma pequena parte sobre os aditivos, como o são os suportes de aditivos. Mas, para mais informações:
Aditivos em alimentos: definição, classificação, função, usos e toxicidade
onde você aprenderá a detale cada um deles.
O conteúdo deste artigo
O que são os suportes para alimentos e para que são utilizados?
Os suportes para aditivos alimentares são substâncias utilizadas para diluir, dissolver-se, dispersar ou modificar o aspectodos alimentos. Podem ser um aromatizantes, uma enzima utilizada na alimentação, algum tipo de nutriente ou de outra substância que, adicionada a um alimento com fins nutricionais.
Além disso, podem ter que ver com o comportamento químico em si, os compostos que fazem parte do alimento, sem que implique alterar significativamente sua função, a fim de facilitar o seu manuseio, aplicação ou uso. Entre os tipos de suportes alimentares, existem os de origem natural e os artificiais ou de origem sintética.
Suportes de aditivos mais utilizados
Consideremos apenas quatro destes, os mais comuns na indústria de alimentos:
Propilenoglicol E-1520
Além de ser usado como suporte para aditivos, o seu uso também inclui o de sabor. Em grandes doses, em testes de laboratório produziu danos no sistema nervoso central. Portanto, recomenda-se cautela na sua ingestão, se bem que não são conhecidos com exatidão as alterações ou impacto que pode ter na saúde humana.
Tenha em conta que:O propilenoglicol, encontra-se em bebidas, onde serve como um suporte para os sabores e os estabilizadores compostos.Maltitol (E-965i)
Este aditivo é um produto sintético que se obtém a partir dos açúcares do malte. Também é usada como adoçante baixo em calorias em produtos dietéticos. É usado em biscoitos, bebidas, chocolates, biscoitos, doces, produtos de confeitaria e baixos em gorduras.
Ainda em doses baixas, a sua ingestão pode causar efeitos gastrointestinais indesejáveis, como flatulência e diarréia. Ao aumentar a dose pode provocar cólicas intestinais de variável intensidade, por isso recomenda-se cautela na sua ingestão.
Lactitol (E-966)
Seu uso, como outros produtos deste tipo, além de ser um suporte para aditivos, também é usado como um adoçante artificial que se obtém a partir dos açúcares do leite, como a maltose. Tem um índice muito baixo em calorias.
Ao igual que o maltitol, pode produzir sintomas gastrointestinais, por isso recomenda-se ingerir em baixas doses. O lactitol está aprovado para uso em alimentos na maioria dos países de todo o mundo, dada a sua relativa inocuidade.
Cera de abelhas(E-901)
Esta cera, substância de origem natural tem utilidade, além de suporte alimentar, como agente de revestimento e agente antiaglomerante. É usada em produtos de pastelaria, doces, grãos de café e para tratar a pele de algumas frutas, especialmente as cítricas. Seu consumo é considerado inofensivo para a saúde humana.
Comparados com outros aditivos alimentares os suportes de aditivos são bastante inofensivos. Em todo o caso, nunca ultrapassam os produtos naturais, que não contêm agregados de qualquer tipo.tabela de conteudo
You may also like
Categorias
Posts recentes
- Guia para comprar roupas infantis baratas online
- Explorando o universo do gambling com a Gmbet
- Alimentos para combater a gordura abdominal
- Remédios para a Insônia
- 12 Passos para se Livrar da Celulite nas Pernas E Glúteos
- Margarita de chocolate congelada – Uma receita muito incrível
- Como se tornar um modelo de moda
- Jejuar ou não jejuar
- Versículos da bíblia sobre o amor de Deus
- Emagrecimento sem esforço: 12 Alimentos para queimar gordura sem perceber
- Tudo sobre a dieta volumétrica para emagrecer
- Algas: satisfação, desintoxicação e mais Conheça todos os seus benefícios!
- Alimentos que trazem benefícios para a pele
- Comprimidos Masculinos ExtenZe
- Como fazer você parar de pensar sobre o consumo de álcool?
Deixe um comentário