Dieta da lua para emagrecer – Como fazê-lo, calendário, benefícios…
Praticamente todas as dietas, incluindo a dieta da lua, têm como proposta comum a diminuição do número de calorias a ingerir; ora, as formas de fazê-lo são muito diversas. Existem centenas de dietas com as formas mais variadas e com diferentes níveis de restrição. Algumas até mesmo as mais radicais, propõem-se estender o período de jejum. Em grande parte destas, tais restrições são geralmente recomendadas por determinados períodos; a dieta da lua, no entanto, não exige períodos de dieta e sim de dias e número de horas bem específicos.
A dieta da lua tem como fundamento a ação das fases da lua, sob a premissa de que a lua é capaz de exercer algum tipo de influência sobre os líquidos no momento de fazer a mudança entre as fases e especialmente a água que está contida no ser humano, ou seja, praticamente todo o corpo; a dieta, então, exige que quem a segue se alimente durante 24 horas por dia, somente com líquidos com baixo teor calórico, nos dias em que ocorrem as mudanças do ciclo da lua, o que acontece uma vez por semana. Isso representa uma espécie de jejum “leve”.
Além de que, nos dias da mudança do ciclo lunar, comumente conhecidas como fases da lua, as refeições devem ser em forma de líquidos. Por outro lado, devem-se restringir os molhos, refrigerantes e até o açúcar refinado é totalmente proibido. O aconselhável seria não adoçar ou em último caso usar adoçantes artificiais.
tabela de conteudo
O que se pode comer com a dieta da lua?
Se você está se perguntando como fazer a dieta da lua, não se preocupe, é muito simples.
Nos dias em que há mudança de fase lunar, as refeições sólidas estão proibidas, somente se pode beber água, chá, café, sucos de frutas sem açúcar, iogurte light e purês de legumes. Tudo isso, pelo menos, durante 26 horas. O que equivaleria a uma espécie de jejum incompleto, já que são suprimidos muitos alimentos, deixando apenas os líquidos, especialmente a água e os sucos.
O ideal é tomar o suco depois do jejum durante a noite. Este seria seu único e pequeno-almoço. E, nos intervalos entre as refeições; suco de qualquer fruta juntamente com produtos hortícolas (couve, espinafre, manjericão, celery), sempre variando os ingredientes. O almoço e o jantar pode comer purê de legumes (cenoura, espinafre, abobrinha, chayota), as batatas devem ser evitadas. Entre as refeições você pode fazer livremente água e chá sem açúcar.
Calendário da dieta da lua
Consulta o calendário lunar deste 2017, para que você saiba quando começa cada ciclo.
Para cada fase da lua existe uma explicação sobre sua influência no organismo das pessoas. Seguem-se as diferentes etapas e o que se deve fazer em cada uma dessas fases:
Lua nova
É o momento propício para dar início a uma dieta, uma vez que essa fase ajuda a adotar novos hábitos alimentares e a controlar a gula; igualmente, é o momento ideal para dar início à prática de atividades físicas de forma regular e começar a consumir mais água, se necessário.
Lua crescente
É um período no qual há uma tendência ao aumento de peso, mesmo quando se mantenha uma alimentação normal. Portanto, é a fase onde se deve ter muita cautela para não cometer excessos com a alimentação, e assim não engordar; é ideal para quem precisa ganhar peso. E, por outro lado, pode ser que seja uma boa idéia manter um pouco de jejum enquanto decorre esta fase.
Lua minguante
Nesta mudança de fase, o organismo aproveita para realizar a remoção do excesso de líquidos e toxinas com maior facilidade, ajudando, assim, a remoção do excesso de peso e, sobretudo, a desintoxicar o corpo de forma profunda. Também se percebe um maior controle sobre a compulsão por comer doces.
Lua cheia
Durante a lua cheia ocorre uma maior tendência à retenção de líquidos, mesmo que se reduza a ingestão de água, o que por si só nunca é recomendável. Quem já começou a dieta deve ser muito perseverante para que o peso não se estabilize, e para quem ainda não tiver começado, o ideal é esperar que passe a fase de lua cheia e reiniciar o ciclo com a lua nova, que é a fase mais favorável para iniciar uma dieta.
Benefícios da dieta da lua
A principal vantagem desta dieta é que nos dias em que ocorrem as mudanças das fases da lua, se realiza um bom consumo de frutas, legumes e verduras, que são uma excelente fonte de vitaminas e minerais, importantes para o funcionamento adequado do organismo. As vitaminas e minerais são elementos indispensáveis para executar as principais funções metabólicas, como o consumo de água. Por outro lado, estes alimentos são ricos em fibras, que contribuem com o trânsito intestinal e aumenta a sensação de saciedade.
Desvantagens da dieta da lua
No período em que se realiza a dieta líquida, são muito poucas as calorias que entram no corpo, inclusive abaixo das necessidades energéticas diárias de um adulto, o que pode chegar a ser até prejudicial para a saúde.
Podem apresentar sintomas como tonturas, fraqueza, dor de cabeça e mal-estar geral; sinais diretamente relacionados com a baixa ingestão de carboidratos, que são a principal fonte de energia para o organismo e, muitas vezes, com maior abundância de cereais e tubérculos, que não são permitidos nesta dieta.
A dieta não estimula a reeducação alimentar, por isso, que a levam a cabo podem recuperar o peso perdido quando param de segui-la. Além disso, se não houver uma alimentação equilibrada durante os outros dias da semana, não serão os resultados de perda de peso a longo prazo.
Conclusões
É uma dieta que, apesar de incluir bebidas ricas em vitaminas e minerais, é pobre em hidratos de carbono, proteínas e gorduras, o que contraria os princípios nutricionais de uma alimentação saudável.
Não existem estudos científicos que avaliam a eficácia da dieta em relação à perda de peso.
O ideal de uma boa dieta é que ela não precise fazer mudanças radicais por meio de proibições de grupos de alimentos nem de cair no que poderia consdirarse como períodos prolongados de jejum, assim garante que a perda de peso seja saudável e duradoura.
Outro recurso indispensável de qualquer dieta, e que não é a que se refere a dieta da lua, é que a mesma forneça ferramentas que levem a uma reeducação de hábitos, tanto de alimentação como de vida; de tal maneira que a pessoa possa distinguir entre os erros e acertos que comete em sua alimentação, e a partir disso, poder avaliar se está perdendo peso de forma correta e sem comprometer a sua saúde, introduzindo, então, os bons hábitos à sua rotina diária e para a vida toda.
É importante esclarecer que a dia de hoje, em pleno 2017, a dieta da lua não é uma dieta que possa ser suportada por um nutricionista ou um médico endocrinólogo, profissionais que são os primeiros a quem se deve recorrer na hora de querer fazer um regime alimentar para perder peso. Estes profissionais se encarregam de controlar inicialmente, o estado de saúde do paciente e, em seguida, acompanhar os resultados que possam ser obtidos por uma dieta equilibrada, que permita perder peso sem fazer sacrifícios para a saúde e que, além disso, sejam personalizadas, de tal forma que ao final a pessoa não volte a adquirir o peso perdido.
You may also like
Categorias
Posts recentes
- Guia para comprar roupas infantis baratas online
- Explorando o universo do gambling com a Gmbet
- Alimentos para combater a gordura abdominal
- Remédios para a Insônia
- 12 Passos para se Livrar da Celulite nas Pernas E Glúteos
- Margarita de chocolate congelada – Uma receita muito incrível
- Como se tornar um modelo de moda
- Jejuar ou não jejuar
- Versículos da bíblia sobre o amor de Deus
- Emagrecimento sem esforço: 12 Alimentos para queimar gordura sem perceber
- Tudo sobre a dieta volumétrica para emagrecer
- Algas: satisfação, desintoxicação e mais Conheça todos os seus benefícios!
- Alimentos que trazem benefícios para a pele
- Comprimidos Masculinos ExtenZe
- Como fazer você parar de pensar sobre o consumo de álcool?
Deixe um comentário